A Ordem dos Advogados do Brasil, em Sergipe, realizou na tarde desta terça-feira, 10, a “Roda de Conversa: Prática nos Juizados Especiais”, com perspectivas sobre assuntos diversos de interesse da advocacia e a troca de experiências para o exercício da profissão.
A abertura do evento contou com as participações do presidente da instituição, Inácio Krauss; do presidente da Comissão de Juizados Especiais da entidade, Alfredo Moreira da Cunha Júnior; e da secretária-geral da Comissão, Thayná Barbosa Silveira.
“O evento de hoje traz assuntos pertinentes a prática dos Juizados Especiais na visão de todos os envolvidos: advogado, magistrada de primeiro grau e juiz da Turma Recursal. O intuito é passar um pouco de experiência prática à jovem advocacia”, explicou Alfredo Cunha.
Os ministrantes convidados para o debate virtual foram Heloísa Castro, juíza da 1ª Vara da Barra dos Coqueiros; Aldo Melo, presidente da Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Sergipe; e Diogo Calazans, advogado e professor universitário.
Nas considerações iniciais, Diogo afirmou ser grande a alegria em dividir o espaço de debate com os demais palestrantes. “Fico muito feliz de discutir ideias com esses dois nomes. Fico muito agradecido com o convite da OAB para não só compartilhar, mas também aprender”.
Heloísa Castro enalteceu a importância do evento. “É essencial que a gente abra esses espaços de troca de experiências, ainda mais nesse momento tão difícil por qual passamos, com tantas modificações e adaptações. Contar com esse espaço é algo muito rico”, pontuou a palestrante.
Para Aldo Melo, é uma satisfação grande participar de mais um encontro promovido pela OAB. “Realizei explanações em dois eventos da Ordem pelas redes sociais e mais uma vez me sinto feliz porque em um Tribunal de excelência como o nosso é uma honra ter sido escolhido”.
Funcionamento dos Juizados; prazo previsto para oferecer contestação; necessidade de mais uma Turma Recursal dos Juizados Especiais em Sergipe; procedimento dos Juizados na pandemia; e aplicação subsidiária do CPC; foram alguns dos temas abordados no evento.
Assista o evento completo no link: https://www.youtube.com/watch?v=mRvhs5ho0iM