Na noite desta quarta-feira, 24, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE) realizou a ‘Homenagem aos Pais Contemporâneos’. O evento, que ressaltou a participação paterna no processo de fortalecimento dos vínculos familiares, ocorreu no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE, no Centro da capital sergipana, e teve o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Sergipe (COREN/SE) e do Serviço Social da Indústria Geral (SESI).
“Essa iniciativa visa envolver cada vez mais os homens, os pais advogados e a sociedade em geral neste universo que é a paternidade participativa. Já que quando ela é exercida, toda a família é fortalecida. Afinal, o pai presente é garantia de filhos mais felizes e bem orientados, e que valorizam a convivência familiar”, destacou a vice-presidente da CDDM, Valdilene Oliveira Martins.
Durante a abertura do evento, o vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe, Inácio Krauss, elogiou a escolha do tema escolhido pela comissão. “Em todos esses anos em que estive à frente da Caixa de Assistência dos Advogados e também na OAB/SE nunca participei de um evento com esta temática, que em minha opinião não poderia ter sido melhor para celebrar e homenagear os pais, que assim como eu, fazem parte da advocacia sergipana. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher está de parabéns pela iniciativa”, enfatizou.
Temas como o papel do pai na atualidade e sua participação na vida dos filhos antes, durante e após o seu nascimento, a gravidez do pai na contemporaneidade e homens de peito foram debatidos por profissionais especializados como o psicólogo Ricardo Azevedo Barreto e a enfermeira obstetra e professora Wilma Ramos Libertador.
“O papel do pai em todo processo desde a concepção é um investimento futuro, pois com essa dedicação e afeto ao filho desde o ventre da mãe, a criança cresce feliz e se torna uma pessoa melhor para o mundo. O fortalecimento do seio familiar deve ser uma tecla sempre batida. É de extrema importância trazer esse tema para o debate, promovendo uma reflexão por parte da sociedade, pois a construção de um futuro melhor para todos está de fato na família, na educação e na troca de experiências que somente é possível num seio familiar estruturado”, afirmou a advogada Iara Garcia, integrante da CDDM.
“É muito importante envolver os homens neste universo, pois a participação deles enquanto pais começa muito antes do nascimento do filho. É um processo conjunto de conhecimento, envolvimento com a companheira e com aquele ser que está sendo gerado. É o que chamamos de ‘gravidez do pai na contemporaneidade’, tema que escolhi para abordar e que tem despertado o interesse de muitos homens, os quais já se enquadram nesse modelo participativo”, destacou o psicólogo Ricardo Azevedo Barreto.
A importância do pai durante o parto e para o sucesso da amamentação foi o tema central da explanação da enfermeira obstetra Wilma Ramos. “Esses homens de peito são fundamentais para o suporte às mães e seus filhos. Já que a participação dele durante o parto é mais do que apenas assistir a chegada do novo membro da família. Ele pode sim ajudar de várias formas, principalmente tranqüilizando suas companheiras. Isso também deve se repetir durante o processo de amamentação, pois todos sabemos o quanto muitas vezes é complicado, doloroso, e o acompanhamento do pai neste momento é garantia de sucesso. Afinal, essa é uma experiência única e que serve para integrar, fortalecer e ressaltar os vínculos familiares”, disse.
Na oportunidade, os presentes também puderam conhecer técnicas de Shantala, que foram apresentadas pela massoterapeuta Danyelle Schetine. “A Shantala é uma técnica de massagem utilizada para acalmar os bebês e promover um contato afetuoso entre pais e filhos. É muito relaxante para os pequenos e muito simples para os papais que podem e devem se dedicar aos cuidados com seus filhos. Além do relaxamento, a Shantala alivia as cólicas que tiram o sossego dos bebês e dos pais, que muitas vezes não sabem o que fazer para aliviar esse incômodo e restabelecer o bem-estar dos pequenos”, disse a massoterapeuta.
Homenagem especial
Para complementar a ‘Homenagem aos Pais Contemporâneos’ foi exibido um vídeo com fotos enviadas pelos papais advogados com seus filhos, que foi preparado especialmente para o evento.
Além disso, o conselheiro Federal da OAB, Clodoaldo Andrade Júnior , fez a leitura do poema ‘Ajuda Pai’ escrito pela professora, doutora e Conselheira do COREN, Rita Maria Viana Rêgo. “Ser pai é uma dádiva, uma sensação indescritível e ser pai presente então, faz deste novo mundo uma grande aventura de descobrimento mútuo, pois o aprendizado que temos com nossos filhos com certeza faz de nós pessoas melhores”, destacou Clodoaldo.