Na próxima quarta-feira, 13, a Caixa de Assistência dos Advogados de Sergipe – CAASE inicia a aplicação das vacinas contra a gripe H1N1 no interior do Estado. A equipe de saúde da instituição estará das 8h30 às 9h30 da manhã no fórum da cidade de Campo do Brito e de lá segue para Itabaiana onde a imunização ocorrerá das 10h às 12h, na sede da Regional da OAB.
“Foram quatro dias intensos de campanha na nossa sede na capital, e a exemplo do realizado na primeira etapa da vacinação, iremos levar a imunização aos advogados, advogadas e dependentes das Regionais da OAB. Vale ressaltar que esta é uma oportunidade única de garantir proteção e saúde a toda família, por isso, convoco a classe a participar agora da 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 no interior sergipano. Lembrando que os advogados e advogadas que já se vacinaram durante a primeira etapa, podem e devem agendar os seus dependentes para que todos sejam imunizados contra o vírus”, ressaltou a presidenta da CAASE, Ana Lúcia Aguiar.
Na quinta-feira, 14, as cidades de Lagarto e Simão Dias receberão a equipe da CAASE. Nas Regionais de Estância, Itabaianinha, Tobias Barreto e Poço Verde a vacinação acontece no dia 20 e em Propriá a imunização ocorre no próximo dia 27. Os advogados que ainda não realizaram o agendamento para receber a vacina poderão fazê-lo diretamente em sua Regional da OAB, ou poderão ainda, se apresentar diretamente à equipe da CAASE nos pontos de imunização nas cidades, seguindo o cronograma acima citado.
O procedimento adotado nesta etapa é o mesmo realizado durante a 1ª etapa da imunização, ou seja, com doses gratuitas aos advogados e advogadas adimplentes. Já os dependentes serão imunizados mediante pagamento de gesto vacinal. Integram a lista de dependentes dos advogados associados à CAASE: cônjuges, filhos, pais, bem como os sogros.
Fique por dentro da Influenza A – H1N1
Influenza A/H1N1 é um vírus que pode afetar o sistema respiratório provocando gripe e, em alguns casos, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos.
Quais os sintomas?
Dentre os sintomas da gripe H1N1 estão a febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto pessoa-pessoa ou através de objetos contaminados, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Medidas de prevenção:
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. A automedicação é perigosa e deve ser evitada.