Cumprindo o compromisso assumido durante a realização da 1ª etapa de imunização contra a Gripe H1N1, o Sistema OAB – Seccional Sergipe, através da sua Caixa de Assistência dos Advogados – CAA/SE, inicia a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe H1N1 disponibilizando para os advogados, advogadas e dependentes do Estado de Sergipe, mais mil doses da vacina tetravalente adquiridas através de um convênio entre OAB Nacional, CONCAD – Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil e FIDA – Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados.
Os agendamentos para a classe e dependentes devem ser feitos através do telefone da CAA/SE (79) 3211-8718 ou pelo email: [email protected]. O procedimento adotado nesta etapa será o mesmo realizado durante a 1ª etapa da imunização, ou seja, com doses gratuitas aos advogados e advogadas adimplentes. Já os dependentes serão imunizados mediante pagamento de gesto vacinal.
“Assumimos o compromisso e buscamos junto à Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados do Brasil, a Concad, o envio de mais mil doses da vacina para que um número ainda maior de advogados sergipanos, bem como seus dependentes pudessem ser imunizados. Foi uma negociação árdua, até que no início deste mês recebemos a sinalização da Concad, para que providenciássemos a compra das vacinas. É com grande satisfação que informamos à advocacia sergipana, que a segunda etapa está aberta e os interessados podem e devem entrar em contato para fazer o agendamento”, afirmou a presidente da CAA/SE, Ana Lúcia Aguiar.
A aplicação da vacina deve ser iniciada na sede da CAASE na próxima semana. Fique atento aos nossos canais de comunicação nas redes sociais, bem como o site da OAB-SE, pois em breve, iremos confirmar as datas.
Fique por dentro da Influenza A – H1N1
Influenza A/H1N1 é um vírus que pode afetar o sistema respiratório provocando gripe e, em alguns casos, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos.
Quais os sintomas?
Dentre os sintomas da gripe H1N1 estão a febre alta, acima de 38 ou 39 graus, de início repentino, dores muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. Ela se dá pelo contato direto pessoa-pessoa ou através de objetos contaminados, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.
Medidas de prevenção
Lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes de consumir algum alimento;
Evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. A automedicação é perigosa e deve ser evitada.