O I Café Filosófico aconteceu nesta segunda-feira, 28, em Aracaju, na Sociedade Semear, às 18h, com o tema “Mediação – Mediando no Novo CPC”, em alusão ao novo Código de Processo Civil que entrou em vigor no último dia 18 de março. Como convidado especial, esteve presente o Msc. Dr. Mauro Gaglietti, que desde 2009 atua nesta nova cultura de resolução extrajudicial de conflitos.
Acolhido pelo grupo em formação do Instituto Brasileiro de Direito de Família em Sergipe (IBDFAM/SE) e pela Escola Superior de Advocacia de Sergipe (ESA), o evento trouxe não apenas advogados, mas profissionais da área jurídica, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros profissionais. Em sua explanação, o professor Gaglietti ressaltou a importância do escutar: “existem três tipos de escutas e é preciso muito preparo daquele que dispõe a mediar e justamente coloca-se na posição de escutar, para compreender a raiz do conflito”.
Com um repertório vasto, o convidado trouxe à tona questões concernentes à cultura brasileira do conflito e o papel dos (das) mediadores (as) na resolução destes pela visão não adversária. Inclusive, tirando diversas dúvidas dos presentes com bastante serenidade e conteúdo.
Ana Cristina Sarmento, presidente do grupo que organizou o I Café Filosófico, afirmou que o evento superou as expectativas. Ela afirmou que a indicação do convidado partiu de um membro do grupo, Zulica Eloy, pois ele tem uma histórica na mediação bastante sedimentada no sul. “Queremos comunicar em primeiríssima mão que fundamos nossa câmara de mediação extrajudicial, com o professor Mauro como nosso padrinho. Chama-se Media – Solução de Conflitos. Então o que esperamos é trazer mais eventos e ações para buscar a implementação da mediação no estado de Sergipe”, adiantou Sarmento.